O senhor Juarez Paschoal Duarte, figura icônica em Batayporã, celebrou seus 80 anos de vida ao lado de amigos e familiares. A data oficial do aniversário foi no domingo (12/05/2024), mas, a comemoração especial ocorreu na noite do sábado (11/05/2024), nas dependências do Sindicato Rural.
Com tema “boteco” e ambiente bastante acolhedor, o evento contou com a presença de convidados não apenas de Batayporã, mas também de Nova Andradina, Deodápolis, Campo Grande, São Paulo e de Brasília (DF).
Em um momento especial, foi feita uma homenagem a ele, com leitura de um texto preparado pela família, relatando os pontos principais de sua história e alguns episódios bastante curiosos.
Ao fazer uso da palavra, Juarez disse ser muito feliz por fazer parte da história de Batayporã, onde, em suas palavras, conquistou tudo o que precisa para viver, tanto no sentido material, quanto com respeito às relações humanas, como sua família e os fortes laços de amizade que se formaram ao longo do tempo.
Após a fala, todos cantaram parabéns para o aniversariante e a festa rolou em clima de muita descontração, com aperitivos, bebidas geladas, boa comida e muita música.
Juarez Paschoal nasceu em Bom Conselho (PE) e chegou em Batayporã no ano de 1954, vindo de Mariápolis (SP). Mais tarde, conheceu Joana, sua esposa - com quem se casou em 1964, completando, portanto, 60 anos de matrimônio, sendo que, o casal tem quatro filhos, cinco netos e quatro bisnetos.
Juarez começou a trabalhar em uma serraria e depois com vendas de produtos diversos. Atuou como taxista e depois abriu seu próprio negócio, a Mercearia Mato Grosso.
Sempre muito ativo na comunidade, foi eleito vereador por quatro mandatos, contribuindo com o município também no âmbito político.
Como bom católico, sempre esteve envolvido no Encontro de Casais com Cristo (ECC), o antigo Cursilho, inclusive levando pessoas para participarem das reuniões em Dourados, antes de o movimento ser implantado em Batayporã. Devoto de Nossa Senhora, faz questão de visitar todos os anos o Santuário Nacional, em Aparecida (SP).
Entre vários fatos curiosos, um deles é que o primeiro médico a se fixar em Batayporã se deu em uma conversa de boteco anexo ao hotel dos saudosos Jonas Pedro Nunes e Ana Alves Nunes, onde o também saudoso Dr. João Jamil Mella, vindo de Manaus (AM), passou pedindo informações sobre como chegar em Loanda (PR). Após muita conversa com Juarez, Jamil decidiu criar suas raízes em Batayporã.
Outro fato marcante foi quando perdeu sua casa e seu comércio em um incêndio, mas, ao lado da esposa Joana que, antes de ser professora, costurava dia e noite, e com apoio da população, conseguiu se reerguer, demonstrando muita resiliência e fé.
Em determinado momento de sua vida iniciou suas atividades no ramo funerário, no qual permanece até os dias atuais.
Sua humildade e simplicidade o fazem ser uma figura muito querida pela comunidade de Batayporã. Juarez está tão entrelaçado na história da cidade que, praticamente, não há como falar do município sem fazer menção a ele e sua trajetória.
Juarez Paschoal Duarte - Uma vida cheia de sonhos realizados com muita luta, muitas alegrias, uma família linda e grandes amigos!!!